Os 5 melhores tipos de lutas da WWE

O pro-wrestling, mais especificamente a WWE, pode nos oferecer vários tipos de lutas, algumas boas, outras ruins, confira os 5 melhores tipos de lutas na WWE.

Hoje trarei um tema um tanto quanto clichê, mas mesmo assim continua sendo bom, se trata dos “5 melhores tipos de matches”, vamos mexer com o favoritismo alheio um pouco, que tal? Vamos lá.

5º – Single / One a One match

Randy Orton vs Chris Jericho
Começamos com algo básico, bem básico mesmo, o mais básico que o wrestling pode lhe oferecer, uma single match, ou one-a-one se preferir. Nesse tipo de match, é onde as verdades são mostradas, onde separamos os homens dos meninos, nesse caso onde separamos os verdadeiros wrestlers dos supervalorizados. Sem o auxílio de instrumentos de como chairs, ladders, enfim, quando a técnica é a única arma do competidor é aonde vemos a qualidade real de um wrestler. Não vou generalizar que só assim um wrestler pode ser bom ou não, porque wrestling é algo muito misturado e seria um grande sacrilégio com os hardcores e os highflyers wrestlers (entre outros), mas nesse top é da single match o 5º lugar.

4º – Hardcore match

Randy Orton - Hardcore match
Continuando agora com um dos meus estilos favoritos tanto de match quanto de modo de luta, o eterno hardcore com suas mais eternas ainda hardcore matches, transformando spot monkeys em verdadeiros heróis. O que faz um estilo rústico, como que ele consegue ser tão idolatrado? Simples, por ser exatamente do jeito que é. Qualquer match que seja, sendo de uma street fight, ou uma extreme rules, ou até uma barbed wire match, qualquer uma mostra até onde os wrestlers estão dispostos a se sacrificar para o produto final, ou seja, aos fãs. É lógico que continua sendo combinado, hardcore wrestling continua sendo wrestling, suas matches continuam sendo calculadas, mas suas consequências são o que faz desse estilo de luta algo cultuado por verdadeiras seitas de fãs, sem contar que o hardcore serve para mostrar o quão “falso” é o wrestling para os leigos metidos a superiores. Acabei mais falando do estilo em si do que suas matches especificamente, mas isso é o que acontece quando um fã fala sobre o que idolatra, e também deu para entender, 4º lugar é dele.

3º – Cage match

Jericho vs Batista - Steel Cage
Chegando ao bronze da casa, já conseguimos sentir o cheiro de ferrugem nessa posição, pois trataremos agora das cage matches e suas variações. Clássico é um termo que se encaixa muito bem nas lutas enclausuradas dentro de uma jaula, que evolui durante os tempos e as mudanças do wrestling. A estrutura “simples” e ao mesmo tempo intimadora torna fácil a variedade de diferentes hipóteses em relação à realização das matches, um vasto leque de possíveis mudanças em sua estrutura desenvolvendo cada vez mais o espetáculo. Os colocados da quarta posição concordam com que eu digo, usufruindo por exemplo de cercas elétricas para tornar a cage mais macabra, como também concordam highflyers, powerhouses, brawlers, enfim. Não tendo mais o que dizer sobre ela, somente dou a cage match o 3º lugar desse ranking.

2º – Royal Rumble match

Royal Rumble Match 2012
Agora chegamos a um tipo de luta muito aclamada pelos fãs atuais do PW, a royal rumble match. Tenho que revelar que essa daqui é um das minhas preferidas, pois agrega ao wrestling um ingrediente a mais que muitas outras matches não trazem: O ingrediente surpresa. 10…9….8…7…6…5…4…3…2…1…peeeeeeeeeh! Quem nunca contou junto, esperando ansiosamente pra ver quem entrará no ringue pra tentar um lugar ao sol? Simplesmente fantástico! A match em si não é algo complicado ou inovador, fazendo com que qualquer leigo vibre desesperadamente a favor ou contra um wrestler numa situação de quase eliminação. A royal rumble match é uma excelente fonte de entretenimento, 2º lugar merecido.

Menções Honrosas



Tag Team: A união faz a força como comprova nesse tipo de match, que pode construir carreiras de wrestlers que sozinhos não alcançariam a glória.
Elimination Chamber: Descendente próximo do Hell in a Cell, sempre tendo matches surpreendentes e dominantes.
Mask vs Mask: Pode não ser muito comum nas big leagues americanas mas em terras mexicanas é quase sagrada, tendo a honra de seus luchadores participantes em jogo podendo arruinar assim sua carreira drasticamente.
Lumberjack / Lumberjill: dá uma moral pros jobbers e wrestlers menos usados, sem contar que é bem interessante a match em si.

1º – TLC match

Edge and Christian vs The Hardyz vs The Dudley Boyz
O que você faz quando chega ao topo da lista? Pega uma escada e fica mais alto ainda para impor mais respeito. A TLC match não tem muito segredo para sua grande popularidade, junte 3 tipos de matches em um só estilo tirando as desvantagens de cada uma delas e mande ver, assim retirando a extravagância das table matches, a simplicidade das ladder matches e o marasmo das chair matches. O resultado desse tipo de match são spots, spots, spots, spots e mais spots, dando chance a todos os estilos de lutas fazendo um espetáculo mais amplo e difundido, com inúmeras possibilidades possíveis. Muito dificilmente uma TLC será chata, depende muito mas muito mesmo de quem participar, pois a TLC em si é uma das mais emocionantes e empolgantes matches entre todas principalmente por trazer um enorme risco à seus competidores. Dessa maneira a clássica ladder match foi agressivamente modificada para a sorte dos fãs de pro wrestling, assim levando o primeiro lugar.

Escrito por: @O_Aiatola

Publicidade